2 de novembro de 2015

Por que eu escrevo?

Todos que amam escrever, e têm a literatura como sua melhor forma de expressão, em algum momento de suas carreiras literárias se fazem, ainda que de maneira retórica, essa mesma pergunta.

Se uma pessoa perguntar a vários escritores diferentes, ela sem dúvida obterá várias respostas diferentes, afinal todos têm seus próprios motivos para encarar uma folha branca (ou tela) todos os dias. E alguns, ironicamente, continuam escrevendo justamente para encontrar a resposta para essa pergunta.

Eu particularmente não consigo responder a essa pergunta de forma objetiva. Porque no final não faria sentido, imagine alguém perguntando para um garoto de dez anos de idade por que ele gosta de jogar futebol? O que ele diria?
"Porque é divertido", talvez. Mas afinal que diversão há em correr atrás de objeto inanimado e que muitas vezes é feito de panos e fios?
Ou a mesma pergunta poderia ser direcionada para o pai do garoto; Por que você gosta de assistir a jogos de futebol na TV? - O que ele responderia por sua vez? Bom dependendo de quem perguntasse, ele nem responderia. E mesmo que tentasse, eu garanto que ele não encontraria uma resposta objetiva para isso.

É exatamente disso que se trata a paixão por escrever.

Por que dedicar tanto tempo a juntar palavras sem nexo em parágrafos?

Por que ficar horas pensando nas decisões que um personagem tomará para um desfecho em uma história?

Por que se dar ao trabalho de digitar um texto enorme, mesmo que ninguém acabe lendo?

Talvez, porque seja divertido.