29 de novembro de 2015

A Insegurança Que Nos Limita

Eu li uma vez em algum lugar, que o modo como nós agimos é a consequência direta do tipo de pensamentos que escolhemos ter. Se somos fortes ou fracos, se sorrimos ou choramos diante de determinada situação. Tudo é apenas o resultado da forma como escolhemos encarar a adversidade. E antes que você erroneamente decida que isto parece ser um tanto óbvio, atente para o fato de que ninguém escolhe sentir medo, vergonha ou insegurança. Ou mesmo ser subjugado por qualquer sentimento que afete nossa capacidade de agir "normalmente", por assim dizer.
Mas se ninguém escolhe ser refém de tais opressores psicológicos, por que estes ainda nos oprimem, e consequentemente nos limitam?

Como todos sabemos, a mente humana é incrível. (E na minha humilde opinião, incrível demais para não ter sido criada por alguma coisa maior) Mas ironicamente, a rotina, as distrações e os hábitos diários das pessoas as fazem esquecer, literalmente esquecer, que elas controlam o modo como vêem o mundo. Para tornar mais claro, você escolhe, no meu ponto de vista, o que é relevante ou não para você. Como exemplo vamos criar uma situação hipotética: Em um dia quente num trânsito congestionado, dois motoristas se xingam. O primeiro usa palavras certeiras como flechas psicológicas destruidoras. Logo, o segundo motorista tem duas opções; ou ele se sente pessoalmente e inevitavelmente ofendido, ou ele simplesmente entende que o primeiro motorista está sob total estresse, e que talvez ele jamais diria aquilo em outra situação. O que me leva a uma inevitável pergunta retórica: Qual das formas de pensamento vai levar o segundo motorista a agir da forma como ele realmente desejaria agir?
Existem tantas outras situações onde você sempre terá duas opções de pensamentos, duas opções de pontos de vista, cada um com uma consequência diferente, geralmente totalmente opostas.
São duas formas distintas de ver o mundo, que te levarão a duas formas distintas de lidar com ele.
Dependendo da situação, você é quem escolhe sentir medo, insegurança ou ficar paranóico, e consequentemente ser limitado por isso.
Mas não deixemos de encarar a realidade, é extremamente difícil não se deixar afetar por acontecimentos que boicotam nossa estabilidade emocional. Mas quando você estiver diante deles, comece a praticar o hábito de escolher aquela opção que deixe claro que você é maior do que tudo isso.